segunda-feira, 21 de abril de 2014

DESAFIOS QUE NÃO "APARECEM" NA TEORIA.


POR  CATIA RITTER
BOLSISTA DO PIBID - GEOGRAFIA
UFFS/ Erechim.

             A inclusão de alunos com deficiências nas escolas públicas pode ter trazido muitos benefícios para estas crianças e suas famílias, porém, o que se observa nas escolas é a falta de estrutura tanto física, como pedagógica para atender essas crianças, dificuldades em encontrar professores especializados nas escolas,  falta de salas com estrutura para trabalhar com essas crianças, que necessitam permanecer na escola em turno contrário ao que frequentam as aulas, entre outros problemas enfrentados, estão sendo poucamente discutidos.
            Essa é uma realidade que precisa ser discutida, não apenas nas escolas, mas na universidade também, pois realmente esses professores em formação estarão preparados para trabalhar com essa diversidade de alunos?
            A teoria que aprendemos na universidade nos dá uma "falsa" impressão que estaremos "aptos" para enfrentarmos qualquer desafio e ainda sairmos "vitoriosos" da situação, mas na prática será que será assim mesmo?
            A realidade enfrentada no cotidiano das escolas por esses "guerreiros" ao qual chamamos de professores, vai além daquilo que é discutido nas Universidades na formação de profissionais docentes, estes acadêmicos quando formados, irão se deparar com uma realidade que vai muito além do que a "teoria" que lhes foi apresentada durante sua formação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário