POR CATIA RITTER
BOLSISTA DO PIBID -
GEOGRAFIA
UFFS/ Erechim.
A inclusão de
alunos com deficiências nas escolas públicas pode ter trazido muitos benefícios
para estas crianças e suas famílias, porém, o que se observa nas escolas é a
falta de estrutura tanto física, como pedagógica para atender essas crianças,
dificuldades em encontrar professores especializados nas escolas, falta de salas com estrutura para trabalhar
com essas crianças, que necessitam permanecer na escola em turno contrário ao
que frequentam as aulas, entre outros problemas enfrentados, estão sendo poucamente
discutidos.
Essa é uma realidade que precisa ser discutida, não
apenas nas escolas, mas na universidade também, pois realmente esses
professores em formação estarão preparados para trabalhar com essa diversidade
de alunos?
A teoria que aprendemos na universidade nos dá uma
"falsa" impressão que estaremos "aptos" para enfrentarmos
qualquer desafio e ainda sairmos "vitoriosos" da situação, mas na
prática será que será assim mesmo?
A realidade enfrentada no cotidiano das escolas por esses
"guerreiros" ao qual chamamos de professores, vai além daquilo que é
discutido nas Universidades na formação de profissionais docentes, estes
acadêmicos quando formados, irão se deparar com uma realidade que vai muito
além do que a "teoria" que lhes foi apresentada durante sua formação.
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