Por Roselaine Iankowski C. da Silva
Bolsista do PIBID-Geografia /Erechim
O grupo está iniciando com um novo subprojeto, e conta com a participação de novos coordenadores, supervisores e bolsistas, assim como as duas novas escolas da rede pública estadual de Erechim, que passam a ser conveniadas ao PIBID/UFFS – E.E.E.F Salgado Filho e a E.E.E.M Irany J. Farina, além da Escola Érico Veríssimo, onde este projeto iniciou pelo edital anterior. O projeto que será desenvolvido em três escolas, aguarda a conclusão e encerramento do processo de seleção do segundo edital aberto, para completar as vagas de bolsistas e supervisor pela Escola Irany. Aos que já estão com a “mão na massa” e aos que chegarão desejo “que todos tenham uma experiência significativa em suas tarefas e responsabilidades”.
Entre as atividades realizadas pelo grupo, nesta semana, uma delas foi uma reflexão sobre uso de diários de aula como estratégias de autoformação, que se deu a partir da proposta de leitura do texto intitulado “Diários de aula: Uma estratégia de auto-formação” [sic], referente a uma pesquisa realizada com graduandas do curso de Pedagogia da UECE, na disciplina de Metodologia do Ensino Fundamental. Para as autoras, o ato de registrar todas as atividades e acontecimentos no dia a dia da sala de aula, ajuda na construção de um profissional mais crítico e reflexivo. As trocas de experiências, a partir dos registros feitos e apresentados ao grupo, durante as aulas da disciplina, também é outro importante ponto destacado no texto, onde elas afirmam que “o diário faz com que alunos e professora repensem o fazer pedagógico, através das reflexões ensaiadas na pesquisa”.
Com base neste texto e na proposta de aplicação de diário de aula, o grupo refletiu e discutiu sobre a importância do mesmo, e a aplicabilidade deste para uma postura crítica-reflexiva no exercício da docência.
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