Por Silvana Pires de Matos
Bolsista PIBID
Como sabemos, as atividades de ensino e aprendizagem ultrapassam os limites da sala de aula, nessa perspectiva, ao se trabalhar com os alunos do ensino médio a temática Urbano e Rural na cidade de Erechim-RS, além de aulas expositivas e pesquisas bibliográficas, realizou-se estudo de campo com os alunos visando trabalhar de forma mais efetiva e interessante o assunto.
Conforme Tomita(1999) "[...]considera-se o trabalho de campo, uma atividade de grande importância para a compreensão e leitura do espaço, possibilitando o estreitamento da relação entre a teoria e a prática. O alcance um bom resultado parte de um planejamento criterioso, domínio de conteúdo e da técnica a ser aplicada." (p.13). A mesma autora destaca que esta é "[...]uma atividade que contribui para estreitar a relação dos alunos entre si e com os professores, conduzindo-os a praticar atitudes necessárias que, além de assimilar e compreender melhor os conteúdos específicos, pode influir na modificação de atitude e formação da personalidade que mais tarde poderá servir para a vida social e profissional."(p.14).
O trabalho de campo tem como metodologia o empirismo, visando buscar informações e resultados para a pesquisa, e isto se dá por meio da investigação, observação, localização, compreensão, a partir dai percebe-se que no ensino de Geografia o trabalho de campo é uma ferramenta de ensino e aprendizagem de grande relevância.
Abaixo segue algumas fotos do estudo de campo sobre tema Urbano e Rural.
Estudantes do segundo ano do ensino médio. |
Espaço rural e primeiro plano e urbano em segundo plano. |
REFERÊNCIA:
TOMITA,L.M.S. Trabalho de campo como instrumento de ensino em Geografia. Geografia, Londrina, v. 8, n. 1, p. 13-15, jan./ jun. 1999. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/10199/9006> Acesso em: 15 maio 2013.
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