quarta-feira, 30 de abril de 2014

A MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM


Por Marcos Adriano Kühn
Bolsista PIBID – Geografia
Universidade Federal da Fronteira Sul campus Erechim

Com o decorrer dos anos podemos perceber que o processo de aprendizagem não é mais como antigamente, os alunos mudaram e é possível notar que é cada vez mais comum uma nova estruturação das famílias. Desse modo, as escolas e a sociedade estão tendo que se atualizar,alterando seus pontos de vista e seus métodos de trabalho, para buscar uma nova forma de educar.
Um dos grandes dilemas das escolas e de seus professores atualmente é como estimular a aprendizagem dos alunos, ou seja, buscar motivações para os estudantes e fazer com que eles tenham vontade de estudar, de ir para a escola e de querer“ser alguém” no futuro. Nós como acadêmicos de um curso de licenciatura temos o dever de refletir sobre esse tema e buscar meios para incentivar nossos alunos.

Como dito anteriormente, está cada dia mais difícil manter os alunos motivados em sala de aula, então o que nós futuros professores podemos fazer para estimulá-los? Tentando responder esta pergunta, acredito que transformar a sala de aula num ambiente mais interessante para os estudantes é uma maneira de transformar a educação, procurar por atividades diferenciadas e porque não divertidas que façam com que os alunos sejam mais participativos e criativos. Está lançado o nosso desafio no PIBID.

Nenhum comentário:

Postar um comentário