segunda-feira, 30 de junho de 2014

“Ferramenta Pedagógica?!?”



Por Brayam Fracaro
Bolsista do PIBID – Geografia
UFFS Campus Erechim

                A preocupação mais aparente para os professores que utilizam o diário de bordo como elemento guia para suas aulas é saber se esta ferramenta é realmente norteadora para o repasse dos conhecimentos a serem introduzidos em sala de aula.
                Para se obter o máximo desta ferramenta tão importante para os professores, como foi relatado por nossos colegas pibidianos se faz realmente necessário o repasse e a discussão sobre os resultados obtidos com o uso destas ferramentas com os colegas em reuniões pedagógicas, destinadas a este fim somente, pois estas reuniões são tratados todos os tipos de assuntos, menos com fins didático-pedagógicos.
                Foi realizado um debate sobre o tema relatado acima e os professores relataram não haver uma discussão especificamente sobre temas pedagógicos, por seus colegas acharem não ser possível mudar o pensamento.
Foram também repassadas algumas leituras, como por exemplo, “Educar em tempos de desencanto” dos autores Pablo Gentili e Chico Alencar que apresentam as relações dos professores e alunos que embasados na crença que os mesmos possuem em relação à uma educação que possa ser modificada,  menos individualizada, mais humana e mais inclusiva.
E finalmente que estas mudanças para melhor possam ser realidade em um futuro não muito distante, que possa ser realizado por todos os indivíduos, por todos os formadores educacionais. 

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